sexta-feira, janeiro 26, 2007

Problemas com o Aquecimento?

Sr. Criador da Internet
Sr(a) Administrador de Redes
Sras e Srs. Bloguistas
Sras. e srs. Leitores

Escrevo isto no dia mais frio do ano (e estamos só em Janeiro). Realmente está mesmo um frio de bater o dente.

É num dia como este que começo a reflectir sobre uma série de coisas. Uma delas é aquilo a que eu chamo Cultura do Aquecimento.

Eu confesso que não sou muito viajado. Mas das poucas viagens que fiz a maioria delas foram feitas no norte da Europa. O país mais a Norte que visitei foi a Escócia. Mas também ja passei pela Europa Central, mais concretamente pela Holanda, Alemanha e Bélgica (ou aquilo que os Belgas prepotentemente consideram o Coração da Europa. Se o é realmente, então acho que precisa de um BYPASS)

Sendo países que, provavelmente, lidam com o frio 11 meses por ano, têm a tal Cultura do Aquecimento. Casas e locais públicos com aquecimento central, infra-estruturas construídas com materiais que retém o calor. Enfim, coisas das quais não consigo entrar em detalhes técnicos porque sou um "ganda" leigo na matéria. Mas há uma coisa que é verdade, quando me encontro num espaço fechado, posso tirar o casaco.

Cá, chego a casa, e ainda tenho que vestir o robe por cima do meu sobretudo. E ainda calçar outro par de luvas.

É um frio insuportável.

Vou para o trabalho, para qualquer um dos três empregos que tenho (porque sou um trabalhador independente. MORTE AOS RECIBOS VERDES. QUERO UM CONTRACTO...desculpem, passei-me) e qual cabide???? O cabide sou eu!!! Porque com 4ºC não quero separar-me do casaco que tenho vestido.

Em Portugal entre muitas culturas que não temos, uma delas é a do Aquecimento. Nota-se pela forma como são construídas as casas e edifícios no nosso país.

- "Para quê investir no tijolo?" Diz o empreiteiro. "O Tuga que compre um aquecedor ou um A.C."

- "Pois é, ó Teixeira Duarte da Picheleira!!!" Digo eu "Nós até estamos numa época em que se pode gastar toda a energia do planeta para aquecer milhares e milhares de habitações existentes no território nacional. Tudo isso para que as pessoas deixem de parecer o boneco da MICHELIN, e passarem de lado pelas ombreiras das portas, porque têm 500 peças de roupa vestidas. (adoro exagerar só assim é que chamo a atenção). A ELECTRICIDADE ATÉ ESTÁ BARATA!!!!! E AINDA POR CIMA ATÉ GANHAMOS "MUITA" BEM PARA A PAGARMOS!!!"

O nosso governo acha que o Plano Tecnológico é a solução. Por mim tudo bem, desde que os novos PC's e Portáteis venham com aquecedores a óleo incorporados.

Até proponho um novo "slogan" para o Plano Tecnológico:

No PORTUGAL DO PASSADO, os marinheiros navegaram o Mundo com os pés descalços.
No PORTUGAL DO FUTURO, navegaremos a Internet com os pés aquecidos.

Isto com a voz do Victor de Sousa ficaria um "must".

Voltando ao Aquecimento...

Outro exemplo da falta de Cultura do Aquecimento: O Tuga, não sabe usar o Ar Condicionado. Como as infra-estruturas não retém o calor, "VAMOS LÁ LIGAR O A.C. NOS 37ºC A TODA A POTÊNCIA" enquanto estão 5ºC lá fora. Eu juro que isto já me aconteceu. Uma vez numa loja de roupa espanhola que começa com um Z, e que rima com Sara (este blog não faz publicidade gratuita!!! Mas há bocado falei da MICHELIN. Eh, não interessa.) entrei de camisola de gola alta. IA MORRENDO. EU CHEGUEI A SUAR. O calor era irritante, ainda por cima uma loja de roupa que já é quente por natureza. Não consegui resistir. Estava mesmo um calor ESTÚPIDO. É que aquele calor todo não fazia sentido.

Então, lá abri a goela e disse:

"ESTE CALOR TODO É PARA A NOVA COLECÇÃO PRIMAVERA/VERÃO?! É?! OU É PARA AS MENINAS DA CAIXA NÃO TAPAREM O DECOTE?!"

Eu só me lembro da cara de um empregado a olhar para mim, enquanto dobrava e arrumava umas camisolitas, não compreendendo porque é que eu estava assim. E eu a ver que ele nada tinha vestido por debaixo da sua camisinha de algodão da Z(Sara). Deu-me vontade de o amarrar a uma cadeira e de lhe vestir todas as camisolas e casacos de lã que lá havia para que ele pudesse compreender a minha angústia. "GOSTAS DO CALOR, MODELITO? ENTÃO TOMA LÁ. AQUECE-TE!!!!!!!

Realmente. Só nos cafés é que se está bem. Mas isso só acontece porque a máquina do café vai aquecendo a casa. Senão, seria a seguinte conversa:

EU - Desculpe, podia ligar só um pouco o aquecimento?

O Sr. DO CAFÉ - Ó JOVEM, A SUA DESPESA NÃO JUSTIFICA A FUNCIONAMENTO DO AQUECEDOR. ISTO ANDA MAL AMIGO, MUITO MAL.

EU - Se ligasse essa merda se calhar até teria mais clientela, ó sô GERENTE DE BALCÃO DA TASCA DO ZÉ MANEL!!! (obviamente que não diria isto ao senhor, porque os donos desses estabelecimentos comerciais costumam ser maiores que eu).

Termino isto lançando dois desafios ao nosso governo. Acabar com a corrupção e implementar a Cultura do Aquecimento. Mas dada a urgência da situação, invistam mesmo no segundo, visto que o primeiro levará mmmmmmmmmmmuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttoooooooooooooo tempo para se concretizar.

Bem-haja.

PS: 26 de Janeiro!!!! A minha Mãe faz anos!!! Parabéns MÃEEEEEEE!!!

PS2: Está mesmo frio pá!!! (Ah, isto já foi dito...)

PS3: Político velho diz ao Político novo: Se a política é uma máquina então a corrupção é o seu lubrificante. (slogan) LUBRIFICANTE CORRUPÇÃO! Ponha a máquina a andar!!!

4 comentários:

Niusha disse...

Deves ser a única pessoa no mundo que se queixa com piada.

miguel graça disse...

Mais frio e mais chuva! A bem da boa disposição nacional!

A Bruxa das PAPs disse...

Ai! Concordo, concordo, CONCORDO! Está um frio HOR-RO-RO-SO!!!! E, oh, sr. Desgraça, seja lá solidário com os gelados Tugas! Aproveito para apoiar veementemente a criação do slogan da nova identidade do futuro. Sim, teremos de navegar na Net com os pés quentes. Experimentem passar 10 ou 12 horas à frente de um computador e depois digam-me como foi.
Quanto a este(s) Problemas com o Aquecimento, são Barrice da melhor (apesar das gralhas). Viva o Barrice! Viva uma lareira! Viva! (E agora vou enrolar-me numa mantinha - outra modalidade) para poder continuar a traduzir...

Anónimo disse...

Sim, muitos problemas com o aquecimento... mas nada que não se resolva com uma bela quantidade de trabalho em cima. E isso não me falta, graças a Deus. Não é propriamente graças a Deus, mas também não é importante a quem se deve este modo de aquecimento... O problema é quando substituímos o ócio pelo trabalho e lá volta o frio a atacar.
Para que isso não aconteça, voltarei à minha actividade o quanto antes!