domingo, janeiro 21, 2007

A Manhã (Parte 2) ou Os 15 Minutos de Tolerância

Sr. Criador da Internet
Sr(a) Administrador de Redes
Sras e Srs. Bloguistas
Sras. e srs. Leitores


Citação da famosa série americana 24:

" The following takes place between 9:00 and 9:15 AM."

Chego ao dito estabelecimento de ensino. Chego quase à hora do famoso TOQUE. No entanto, os alunos beneficiam de 15 minutos de tolerância devido à irregularidade dos transportes públicos. Daqui a 100 anos, quando o metro chegar à Amoreira (Concelho de Cascais), o horário será cumprido ao segundo.

Mas voltemos ao sec. XXI.

Entro no bar e encontro a Sandrinha, empregada chefe do bar, e a Dona Idália, não tão chefe mas sabe bem o que está a fazer. Sempre bem dispostas, pelo menos uma mais que outra. Alguns alunos, os pontuais, que acabam de comer os seus bolos ou chocapics e preparam-se para um dia cheio de actividade física e intelectual. Outros professores incluindo o meu caríssimo Miguel Desgraça (é o seu nick e é autor deste blog: http://sibyllam.blogspot.com/ ).

Eu e o Miguel somos o espelho um do outro, pois ambos temos aquela cara de %# como se desejássemos a MORTE ÀS MANHÃS!!!!!!

Ele toma o seu galão e come...(olha, desculpa Miguel, mas de manhã o meu tempo de memória é o equivalente a de um peixe de aquário). E ainda toma mais um café. CAFEÍNA PARA QUE TE QUERO!!!!. Eu peço sempre o meu pão de leite com manteiga (que é a única coisa que me sabe bem de manhã naquele estabelecimento) e uma meia de leite (porque tem leite, tem café e não tão grande como galão).

A conversa é sempre muito rica:

Barrice - hmmmmhm Bom dia Miguel hmmmmmmmm
M. Desgraça - hmmhmmmm Bom Dia hmmmmmm

pausa

Barrice -hmmmmmmhmhmh Estás com ar de quem dormiu pouco. hmhmhmhmh
M. Desgraça - hmhmh Não dormi mesmo nada. hmhmhmhmmm

pausa

Barrice - Pois.........
M. Desgraça - ..............

pausa

M. Desgraça - (suspiro, não de amor mas de cansaço)
Barrice - ...............pois.........................hmhm..........................

Obviamente quem nem todos os dias são assim. Por vezes surge um tema de conversa que se desenvolve em 2 minutos. Isso é o pico da nossa boa disposição logo às 9:00 ou 9:12, conforme.

M. Desgraça - Bem, aqui vou eu.....
Barrice - Tem que ser....
M. Desgraça - Pois é ............
Barrice - hmhmmmmm.....Ya....

E cada um segue o seu caminho. Respirando fundo e a tentar usar todas as técnicas possíveis para disfarçar a cara de %# (como já disse) afim de dar um exemplo a uma turma de 30 alunos que sentem exactamente o mesmo.

Mas uma vez lá dentro, a adrenalina ajuda-nos a vencer a terrível batalha contra o SONO. Há que ter energia para os pôr na ordem.

E é assim.

Quer dizer, vai deixar de ser porque os horários mudaram. Eu terei menos manhãs e
M. Desgraça dará aulas à tarde. Bons sonhos M. D.

Até mais ver.

P.S. Ia dizer qualquer coisa........

P.S.2 (A Vingança) Hmmm...... AH já sei!!!

P.S.3 (O Confronto Final) Quero dedicar este post ao meu ex-camarada da MANHÃ. Miguel Desgraça, parabéns pelo pedido de namoro.
E quero dizer que, tal como demonstras e cultivas no teu Blog, tudo deve ser vivido com o prazer da ironia, do sarcasmo e da tua estranheza (que estranho). São os condimentos que temperam a Vida. Nisso estou inteiramente de acordo. Abraço.

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigado pela dedicatória. Ia a dizer que vou sentir falta das nossas conversas matinais... Mas, a verdade, é que vou gostar muito mais de estar deitado na minha caminha, de olhos fechados, a sonhar que nunca mais vou ter de me levantar às 07:45.

Anónimo disse...

É bom chegar ao fim de vinte e tal anos de ensino e ver como a nossa carreira deu frutos! É uma felicidade verificar que tenho pelo menos dois ex-alunos, actuais colegas e bons amigos que, às 9 da manhã, são capazes de manter conversas de nível tão elevado. Estou mesmo comovida... Isto alegra uma alma! Faz sentir que tudo valeu a pena! ('tou a puxar do lencinho...)

Anónimo disse...

Serei a única pessoa bem-disposta logo de manhã naquela escola?

Enfim, prof.Luis, acho bastante piada ao sorriso e ao "bom dia" aparentemente animado.

Já agora, para onde foi o post "A Manha: Parte 1" ?

Anónimo disse...

Bem o que o professor passa para nos vir dar aulas ...
Tem que começar a deitar-se mas cedinho ...
Deixo aqui o meu blog para quando não tiver nada pa fazer vai ler...

Anónimo disse...

tutticuti.blog.com

Anónimo disse...

Ok, mesmo com um olho maior que o outro passo a desejar-lhe um otimo fim de semana! Bem vou continuar aqui a ler o seu blog! =) beijinhos

Anónimo disse...

Porque é que os comentários viraram todos anónimos? Eu assinei o meu!

Anónimo disse...

muito didactico o (S)teu blog... gosto muito...ate mesmo da parte da cara de #%$ durante a manha!
peço desculpa por mais uma vez nao assinar mas...descubra-me!

ABRAÇO
P.M.