domingo, fevereiro 04, 2007

Fazer a barba!

Sr. Criador da Internet
Sr(a) Administrador de Redes
Sras e Srs. Bloguistas
Sras. e srs. Leitores


Vamos fazer a barba? (Ou melhor, cortar. Mas a vocês, puristas da Língua Portuguesa, peço um pouco de tolerância).

Vamos lá. Então que lâmina usar?

Eis a grande questão.

Ora o mercado de hoje oferece-nos uma vasta gama de lâminas de barbear de todas as cores, tamanhos e feitios. Mas todas elas com o mesmo propósito: Cortar os pêlos faciais da face (claro, querias cortar os pêlos faciais de onde? Bem hmm....)

Antes de ir ao cerne (e não cherne, porque esse está no dito Coração da Europa) da questão, vou fazer uma breve revisão histórica. Muito breve, prometo.

Até ao final do séc. XIX, para fazer (ou desfazer. Tolerância, por favor) a barba a maioria dos homens teria que se deslocar a uma barbearia ou pedir ajuda a um familiar. E era uma tarefa de risco. As lâminas, neste caso as navalhas, não eram seguras pois qualquer pessoa corria o risco de sofrer cortes profundos. (Vai pedir à tua mulher, que andas a trair, para te cortar a barba com uma navalha. Ela corta-te mas é os...... la la la la)

Felizmente, em 1901, um senhor chamado King Camp Gillette teve a brilhante ideia de inventar um instrumento que permitisse encaixar e fechar a lâmina, ficando expostos apenas uns milímetros da sua extremidade.

- Queres que te faça a barba querido?
- Não, não (responde ele muito nervoso). Deixa lá querida. Agora com esta coisa que o nosso vizinho Gillette inventou, posso fazê-la sozinho. Porque perguntas?! Porque é que me olhas dessa maneira estranha? Porque é que tens... gulp (engolir em seco. Patenteado)... um cutelo na mão? AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!

A invenção foi um sucesso e, com o passar dos anos, foram aperfeiçoando o instrumento. Tornaram-no mais ergonómico, mais prático e mais higiénico com a utilização de lâminas de aço inoxidável.

Todavia, há invenções que atingem o limite da inovação. Ora a inovação só se justifica quando traz algo de novo e ÚTIL para a humanidade. A utilidade, neste caso, já é reconhecida. É uma lâmina de barbear que corta até à superfície da pele, deixando-a macia.

Não. As conceituadas marcas de lâminas não aceitam esta realidade e acreditam que há ainda mais espaço para a inovação.

Então, 'bora lá inovar!!!

A Gillette cria a Sensor, com 2 lâminas. Com o poder duas vezes mais eficaz. "Para um barbear apurado".

Depois cria a Sensor Excel. Com as mesmas 2 lâminas e com umas "coisas" de borracha para levantar os pelos antes de serem cortados. "Para um barbear ainda mais apurado".

A Wilkinson Sword lança um modelo com 2 lâminas também. Mas para marcar a diferença, decide meter umas barras verticais para proteger o consumidor de se cortar na ponta do dedo (como demonstra o anúncio). Agora, QUEM É QUEM PASSA A PONTA DO DEDO NAS LÂMINAS DE BARBEAR?! É para ver se corta, ó seu camelo?

A Gillette atira para o mercado o sensor 3, ou MACH 3, que é parecida com a Excel, só que tem mais uma lâmina. A Gillette, segundo a "Wikipédia", nunca chegou a explicar a vantagem da 3ª lâmina. Apesar do anúncio que diz: "Para um barbear ainda mais apurado" (Déjà vu?)

A Shick (outra marca, e não do 3º canal da T.V dito com pronúncia de Viseu) introduz o modelo Quattro que, tal como o nome indica, tem 4 lâminas. A Shick, segundo a Wikipédia, nunca chegou a explicar a vantagem da 4ª lâmina. Parece que ambas as marcas nos devem muitas explicações.

Se a intenção era tornar a lâmina de barbear mais segura, neste momento parece-me que está a acontecer o contrário. É que 3 ou 4 lâminas devem aumentar em 3 ou 4 vezes a probabilidade de ALGUÉM SE CORTAR.

Mas não ficando por aqui, a Gillette lança (o que para mim é a coisa mais Barrice de todas) a MACH 3 POWER com Vibração. Aquilo leva uma pilha e produz uma vibração que faz com que a face se "arrepie" e levanta os pelos para conseguir "um barbear ainda mais apurado".

Quando faço a barba, tento manter a minha cabeça quieta e a minha mão firme. E estes gajos inventam uma coisa que leva uma pilha, que tem 3 lâminas, e que me põe a cara a vibrar?!?!?!?!?! QUEREM ESFOLAR-ME VIVO, OU O QUÊ?!?!?!?!?!

GILLETTE, O MELHOR PARA O HOMEM?! O TANAS!!!

Mas esperem. O melhor está para vir. Apesar do "vibrador de barbear", a Gillette ainda não tinha respondido à "Shick das 4 lâminas". Então lançou a FUSION. 5 LÂMINAS!!!! (sem explicação) "Para um barbear ainda mais apurado" (viva o "copy" e viva o "paste") Ah! E mais uma lâmina que fica na parte de trás, para maior precisão.
Maior precisão?! 5 lâminas não bastam para obter "maior precisão? Precisam de uma lâmina atrás para isso?

Eu acho que o ideal de um rosto limpo para eles é... NÃO TER PELE. Logo, a minha proposta para as marcas é: 7 lâminas e uma resistência eléctrica (aquelas que se encontram dos aquecedores e torradeiras). "Para um PEELING ainda mais apurado".

O homem do séc. XXI é aquele que não tem pele no rosto. Novo "look" para um executivo. O que tornará as reuniões de empresa bem mais interessantes.

- Bom dia, pessoal.
- AAAAHHHHHHHHHHAAAA!!! ESFOLARAM O SR. DIRECTOR!!!! SALVE-SE QUEM PUDER!!!

Homens sem rosto. Bem, para a classe política não faria diferença visto que eles já são inexpressivos por natureza.

E posto este "post", vou dormir.

Agradeço a vossa atenção neste assunto tão delicado.

P.S. - Eu tenho uma MACH 3. E gosto.

P.S.2- Que tal um after shave?

P.S.3- Vou-me deitar. Bons sonhos.

17 comentários:

Anónimo disse...

Há sempre aqueles que não fazem a barba, o que também é uma decisão agradável... mas desistem quando começam a tropeçar nela e rendem-se à maravilhosa invenção que é a máquina/lâmina de barbear.
Há os que resolveram nascer mulheres e que usam uma dessas lâminas (em lugar do tradicional método que é a cera) tornado o bigode mais forte e saudável; o que também é bonito.
Por fim temos aqueles que nem pensam nisso, e relaxadamente, todas as manhãs usam uma lâmina qualquer para tratar do assunto.
Mas toda esta advertência a lâminas de barbear justifica a tua barba sempre por fazer (ou cortar, condescendência, vá). E para terminar o típico “mas eu sei lá!”.

Teresa Raquel disse...

E depois existem aqueles que quando se cortam saiem de casa cm um bocadinho de papel higienico molhado na ferida...
=S

adorei! Bem Haja!!! =)

man disse...

eu também uso Mach3...e também gosto...e depois desta iluminada dissertação acho que já nao vou gastar o meu dinheiro a experimentar a Fusion!!

Anónimo disse...

"Mais controlo;
maior eficácia e rapidez;
Nova gillete Mach3
A nova invenção pela qual você não esperava depois da Gillette Mach1 e Mach2.
Cá em casa não poemos ter bebés, valha ao menos este rabinmho de bebé que aqui tenho para me consolar"

Um dia este palavras sábias foram escritas numa peça indescutivelmente genial, criada por um autor do qual não se poderia esperar menos.

A ver
dia 7 deste mês num jardim inverno, S.luiz, perto de si!
(passe a publicidade)

A Bruxa das PAPs disse...

Por acaso... não é para ser seguidista mas, um destes dias, quando de uma das minhas incursões a um supermercado da zona, dei comigo a olhar para o escaparate promocional da Fusion, a pensar por que carga de H2O ainda estavam a juntar mais lâminas às máquinas. Com toda a franqueza, acho 5 lâminas um verdadeiro excesso... viril Só pode! Qual seria o pragmático espírito feminino capaz de olhar para tamanho absurdo e achar que valia a pena? Poupem-me, oh homens das (não) barbas.

Marta Queiroz disse...

Professor, peço desculpa mas não li o post todo, o sono é muito.
Mas juntando algumas partes que li cheguei á conclusão que usa a mesma marca de laminas que o meu pai portanto é uma boa marca de certeza :) (de certeza que não era isso que o professor queria transmitir mas como já disse o sono deu conta de mim)
Até quinta.

Marta.

Anónimo disse...

Ainda bem que ainda nao tenho barba só uma penugem(pode usar a penugem como pista p/ descobrir quem sou)!!

P.S - Adorei o comment da senhora professora bruxa das paps "porque carga de H2O" !!

P.S.2 - Apesar de sempre me lembrar da play station 2 quando vejo isso no seu blog n resisti em usar!

P.S.3 - Adorei o post =P

Abraço
P.M.

Sam disse...

Muito bom!! Eu, homem de barba rija, já usei máquinas de barbear e agora uso a Sensor Excel II (acho que é isso mas não para me dar ao trabalho de ir á casa de banho confirmar se é mesmo essa a marca. E até posso referir que a minha casa de banho fica mesmo aqui ao lado do meu quarto) mas estava a pensar em inovar/evoluir para algo mais acima, talvez a fusion. Mas o melhor mesmo... é uma bela duma depilação a laser (para os leigos é como usar aquelas armas laser que matavam gajos e gajas no Star Wars, perfurando-lhes a pele, carne e osso, sim.. porque o raio laser entrava por um lado e saía pelo outro, não é como as balas que por alguma razão ficam la dentro. O raio laser quando entra.. tb sai!) e nunca mais ter barba... mas enfim... não prescindo dela. (agora muita mulher deve estar a dizer baixinho: pois, é que a barba é sempre símbolo de masculinidade...)

Anónimo disse...

Esta questão de estarem sempre a inventar novas gilletes é para quê? Perguntam vocês. Pois é para fazerem o pessoal gastar dinheiro a experimentar coisas que não prestam, mas mesmo assim o ser humano como é um ser inteligente e esperto cai que nem patinhos e, depois arrepende-se... Bem mas isto tudo só para dizer o quê, nunca queiram experimentar coisas novas, porque é que não se ficam pelas velhas, ou menos têm a certeza que funcionam

Bruno 1b

Lll disse...

Pois é Luis... conseguiu!!

Nunca alguém (nem mesmo as publicidades) tinha conseguido fazer tanta gente pensar tão aprofundadamente numa simples gillete, hã?! fantástico!

Mas por acaso está bem giro o post (estou a falar pela opinião dos leitores em geral, porque eu pessoalmente não o li).
Por isso, aqui lhe envio os meus sinceros parabéns.
hehe (brincando, professor. claro que li!!)

um... (beijinho não, visto ser meu prof. não ia parecer bem...) pode ser assim um... "bom dia, passe bem"

Leonor B.

mia disse...

Hummm ok... é só barba! Os homens a chegar aos 30 (nomeadamente os que conheço)lidam com 2 grandes dilemas: a gilete e o vinho que consomem...pois muito bem meus amores, voçês estam cada vez mais parecidos connosco, e cada vez mais pensam na ardua tarefa de se manterem gostosos, esta afirmação é dificil mas verdadeira lamento...
Os numeros indicam que os homens são muito mais picuinhas com as marcas existentes no mercado de primeiro consumo, indicam igualmente que o homem e a sua barba são o centro do seu dilema estético, desta forma é sempre agradável o argumento de um senhor em relação aos pelos que têm na cara, ou seja, se não a fazem explicam a questão como se se tratasse de um terreno que precisa de fazer poso/ou posio/Ou posidio (nunca sei o correcto,loira!), desta forma simples de explicar que a pele necessita de descanço!
Nós as matadoras de pelos nunca usamos este argumento, quanto muito dizemos que temos frio, o que é uma lamentável desculpa para dizer que no presente não temos companheiro e por isso n temos de nos preocupar...mulheres e homens de Portugal acordem! Pelos não são bonitos de qualquer forma, o ser humano foi concebido para ser aquecido pelo sol, ou arranhado por um lapso ou escorregadela, não pla manta que cobre o companheiro... a menos que seja uma barba bem deleneada com mach 3!!

Anónimo disse...

grande barba sim senhor.... estamos a fazela desd d janeiro=P
loOl

A Bruxa das PAPs disse...

Isto anda mesmo parado...

Gaius disse...

concordo com a professora bruxa...Anda mesmo morrido (se esta palavra existisse...)

Anónimo disse...

dix k vai escrever na ferias, e vimos nós os leitores xeios d vontade de ler mais um pouko e nad! isto não se faz!! loOl

A Bruxa das PAPs disse...

Protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protest, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protestoo,protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protest, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protesto, protestoo, protesto, enfim... PROTESTO!

Anónimo disse...

És incrível, criatura de Deus. Faz lá um post ou outro para animar aqui a malta!