quinta-feira, novembro 29, 2007

Que tal a sua água?

Sr. Criador da Internet
Sr(a) Administrador(a) de Redes
Sras. e Srs. Bloguistas
Sras. e Srs. Leitores


Ontem tive uma visita muito especial.


Um vendedor.

Esse perfeito estranho, devidamente identificado com um cartão e uma foto tipo passe que o favorece imenso. Agora que penso nisso, nem parecia ele... hmm estranho, vou ver se não me falta alguma peça de roupa interior, já venho...


5 minutos depois


Está lá tudo. Ele poderia ter-me roubado as camisolas interiores com desenhos do Pato Donald, mas infelizmente não o fez.


Hmmm bem... Adiante. "O que é que ele queria?" - perguntam vocês e muito bem.


Este senhor muito simpático veio cá a casa, com marcação prévia, e trouxe duas malas enormes. Que malas eram essas? A princípio pensei que ele viesse para cá viver, qualquer coisa como um programa de Intercâmbio em que eu iria para o Zimbabué ou coisa assim. Mas não. Aquelas malas continham uma parafernália (adoro esta palavra) de equipamentos: tubos, frasquinhos, uma electrotenhoumatrotinete (ou o que era aquilo que ele chamou) e um DDS (que é um aparelho cujo nome é americano, o Dripser Dresner Sapadoresbombeiros - sei lá, não me lembro), umas coisas cilíndricas que se chamam bobinas e claro, papéis e canetas.

"Que tem achado da sua água, ultimamente, Sr. Barrice?" Perguntou ele.


Ao que eu respondi: "Tem dias, umas vezes mais leve outras vezes mais pesada. Às vezes sabe a metal."


O que fui fazer? Com aquela resposta, que foi sincera, desencadeei todo um processo que levou quase 2 horas. Isto começou ás 21:30.


Realmente eu sou mesmo um tótó. Eu poderia ter respondido:


"Acho que a água da rede pública é óptima. Refrescante e hidratante. De uma leveza e de uma transparência sem igual. Mais água do que isto é impossível. Eu estou satisfeito com a rede pública" E a conversa teria ficado por ali.


Mas não. A minha sinceridade e franqueza, que são quase a mesma coisa, são qualidades ou defeitos (depende da profissão em que estou) muito fortes em mim. Não consigo controlar. Mesmo.


A minha resposta verdadeira teve um efeito quase "pavloviano" naquela pessoa. Logo naquele momento, ele montou o seu "estaminé": Uma pasta com vários separadores feitos em Power Point (com muitas imagens para que pessoas sem imaginação, como eu, percebam alguma coisa daquilo de que se está a falar) e uma máquina com dois tubinhos. Ele encheu o lava-loiça e lá enfiou um dos tubos que puxava a água para uma máquina com filtros para sair pelo outro tubo que estava num jarro de vidro, jarro esse que era meu. E ainda é. Aliás ele pediu-me o jarro e dois copos. Ele lá traz os DDS's - Dranadol Droper Sapatomalcheiroso- ou sei lá o quê, e o electroescamadepeixes, mas não é capaz de ter dois copos e um jarro da empresa, tinha de usar os meus. Porém, como ele passou o dia de casa em casa, eu lá percebi e colaborei.



A palestra foi longa, mas no fundo tinha a ver com a qualidade da nossa água. Com a quantidade de químicos que adicionam para a manter "limpa", ou melhor "potável".


No entanto, todos os vendedores sabem que só com a conversa ninguém vai a lado nenhum. Aqui a expressão bíblica do "ver para crer" mais uma vez ganha a sua força. Depois de uma breve introdução, o Sr. Dr. Vendedor (Doutor, porque ele é licenciado em engenheria-quimico- hidro-dinamicó-qualquer coisa.) passou para a fase da análise, então ele fez as seguintes experiências:


: Em 2 copos com água, copo A com a água filtrada e o B com a água da torneira ele mediu com o DDS (o Driver Dripper StatusQuo. É assim, ele disse-me o nome do aparelho, mas o inglês dele é tão fluente como o meu Tailandês) os MMS's da água (medida que mede, passo o pleonasmo, a quantidade de metais e impurezas por milímetro cúbico, penso eu).


Resultado: Copo A entre 0 e 2. Copo B entre 85 e 90. Foi convencionado mundialmente que uma água de qualidade deve estar entre os 0 e os 10 MMS.


Conclusão minha: Se costumam beber água da torneira, passem para o vinho, ao menos sabem o que esperar.


: Com os mesmos copos A e B. Desta vez, ele utilizou o electroestabilizadordatanga (a Aquela Que Vem dos Açores sabe o nome daquela coisa porque estudou engenharia do ambiente. Pois é, ela sabe estas coisinhas giras e interessantes.... pois.... ya...). Essencialmente, essa coisa eléctrica tem 4 metais e um fusível. 2 metais de alumínio e 2 de ferro. Cada par é inserido nos diferentes copos e depois de se ligar à electricidade provoca uma reacção que faz com que tudo o que é sólido, nomeadamente metais, passa para o estado "orgânico". Ou seja, o que estava diluído deixou de estar.


Resultado: A água que aparentemente era incolor, inodora e insípida, ficou castanha, mal cheirosa e quanto ao resto não sei porque não provei, pois fiquei convencido com os primeiros dois factos.


Conclusão minha (que é mais uma reflexão filosófica que fiz depois daquela experiência): Todos nós já ouvimos falar nos Alquimistas que procuravam transformar os metais em ouro, ou em Cristo que multiplicou os pães ou, ainda, na Rainha Santa Isabel que transformou o pão em rosas. Eu já rezei para que qualquer coisa deste género acontecesse comigo, que um santo ou milagreiro viesse cá a casa e transformasse os dejectos do Gato em lingotes de ouro ou prata. Mas, depois de tanta prece, a Vida (lá está ela) apresenta-me um Vendedor que transforma a minha água... em merda.



3ª: Com o Copo B, o da torneira. Desta vez utilizando reagentes aos químicos que estão na água tais como Cloro e.... só me lembro do Cloro mas havia outro que nem me atrevo a tentar dizer o nome. O Vendedor retira da sua mala um frasco que contem um líquido que reage ao Cloro. Líquido esse de cor verde escura. Deitou umas duas ou três gotas e a água ficou verde.


"Está a ver, tem Cloro" diz ele. E eu "Pois, realmente".


Depois fez o mesmo com o outro frasco que reage com o outro químico.


"Está a ver? Tem "fosforátomercedesbenz" diz ele. E eu "Pois tem."


Conclusão: Concluí que a água tem mais do que isso. Depois de ele se ter ido embora. Eu fui buscar um frasco de Betadine, e deitei umas gotas num copo de água. Resultado, ficou vermelha. No dia seguinte liguei para ele a dizer que a água pública tem também Betadine. Acho que prestei também um serviço importante à Comunidade Científica.


Bem, mas voltando novamente à noite da apresentação...


Depois de ter visto a minha água a ficar de todas as cores, estados e feitios eu, a Aquela Que Vem dos Açores (AQVDA) e até o Gato, começamos a ficar genuinamente preocupados com a situação. Ao que o nosso vendedor pensou "Estes já estão caçados!"



O Sr. Vendedor apresentou-nos a solução do problema. Solução essa que iria provocar ainda mais problemas de outro tipo, nomeadamente financeiros. Nomeadamente não, principalmente. Uma máquina que purifica a água, que a mantêm nos 0 ou 1 MMS e que custa 2250 euros. A mais barata.



Ele percebeu a nossa reacção de choque ao preço, então começou a falar ainda mais dos benefícios e da segurança da máquina.


"O filtro é uma membrana vegetal tão fina que nem um virus consegue passar. Ou seja tudo é filtrado: vírus, bactérias, químicos, venenos como o Antrax por exemplo..."


Foi na parte do "venenos como o Antrax" que eu percebi o esquema todo. Então perguntei:


"Onde é que é a Casa Mãe da vossa empresa?"


"Estados Unidos da América. Na Florida, onde fica também a base de dados que guarda as informações das pessoas que contactámos, incluindo a sua." Disse ele, com um sorriso confiante.


"O quê? O meu número de telefone, a minha morada, profissão.... isso tudo está na Florida" perguntei eu, espantado.


"Sim."


Aí, percebi logo tudo. Estes Americanos da tanga. Filhos da Mãe. Metem-se com países de 3º Mundo, dão-lhes treino militar, armas e bombas que são mais tarde utilizados contra eles. E depois vêm a Portugal, mais precisamente à Parede. À MINHA CASA, PARA SER AINDA MAIS PRECISO!!! E tentam vender-me os seus medos e traumas.


Ah pois o Antrax, claro. É isso mesmo, vou comprar essa merda de 2250 Euros em prestações suaves (só se for para eles) para me proteger do Antrax. Claro, pois, claro, pois.....


PORRA, EU BEBO COCA-COLA DESDE OS 4 ANOS DE IDADE. EU VOU AO MACDONALD'S UMA VEZ POR SEMANA. O ANTRAX PARA MIM É LEITE CONDENSADO.


Devem estar a gozar comigo, a tentarem meter-me medo para consumir as ideias paranóicas deles. Opá. Eu teria muito gosto em dar-lhes 2500 Euros para o bilhete de regresso em 1ª Classe. Tenho dito.


........


Claro que eu não falei assim com o Sr. Dr. Vendedor. Fiz uma coisa muito pior. Fingi que estava interessado. E disse-lhe que neste momento, por estarmos perto do Natal, não era a melhor altura de ir ao meu pequeno porta-moedas e tirar uma "nota" de 2250 euros. Mas que daqui a 2 ou 3 meses já seria possível. E o melhor é que ele acreditou. Até o Gato entrou no meu jogo. Começou a encostar-se ao Sr. Dr. a pedir-lhe festas e a roçar-se no dossier com a apresentação Power Point em papel. Só para eu lhe dizer: "O Gato gosta de Si. Ele só faz isto às pessoas de confiança". O que é mentira, porque ele faz isso a toda a gente, mais parece um cão, chiça. A AQVDA que o diga.


Para aldrabão, aldrabão e meio. Lá diz o ..... ( a minha memória não anda boa, realmente. Deve ser do Antrax na água HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA - ai eu parto-me todo).


Eu ainda perguntei à AQVDA: "Como é, queres fazer as obras na casa de banho, ou queres uma máquina que te proteja do Antrax?" ..... Ganhou a casa de banho.


Concluindo...


Eu sei e todos sabemos que a nossa água, a de Lisboa que vem de Castelo de Bode, não é bem, bem, bem pura. Alias não é nada. Mas prefiro morrer culto, divertido e feliz, do que hipotecar a minha vida por causa duma máquina que me filtra o cloro, o vírus da gripe e o Antrax. Isto é o que penso. E estou farto de viver os medos dos outros, nomeadamente os dos nossos "aliados" dos E.U.A. Que põem queijo em tudo. E ainda por cima artifícial.



E não quero nada com uma empresa com sede na Florida. Sítio onde produzem o pior CSI das três séries: CSI Miami. A máquina da Aguinha, o Horatio Caine e a Florida podem ir todos para o mundinho que eles criaram e destruíram.


Por mim, é tudo.


P.S.: A AQVDA disse-me finalmente o nome daquela porcaria: electrólise. Vende-se a 7 euros numa casa de electrónica. Se quiserem ver a vossa água a transformar-se em cócó, comprem essa coisa.

P.S.2: Até breve

P.S.3: Quero dedicar o post à minha mais que tudo, AQVDA. Querem saber porquê? Não é da vossa conta.

P.S.4: Não sei o que se passa com o raio do blog. As linhas não se mantêm uniformes. Como a Blogger é Norte Americana, não me admira.

14 comentários:

Anónimo disse...

""Acho que a água da rede pública é óptima. Refrescante e hidratante. De uma leveza e de uma transparência sem igual. Mais água do que isto é impossível. Eu estou satisfeito com a rede pública." E a conversa teria ficado por ali."


Se tivesses respondido isto, acho que o senhor telefonava a um psicólogo que NÃO tinha trazido consigo, mas que, por coincidência estava mesmo por ali a passar e entrava em tua casa num ápice como se estivesse atrás da porta à espera que alguém desse uma resposta desse género.
Mandava-te deitares-te no sofá e ficava a falar contigo durante 3 horas para resolver o teu problema psicológico que te fazia dizer que gostavas da água da canalização paredense. Era capaz de te hipnotizar pelo meio e tudo para dar um ar credível (Isso dá um ar credível? - perguntas. Não!). Conversavam sobre a tal vida e chegavam a uma conclusão qualquer que nem tu nem ele iam perceber. Declarava-te uma patologia grave com sintomas estranhos (e desconhecidos) apelidada (imagine-se o nome próprio, então) como eletricoqualquercoisaquedestaveznemaaqvdasaberiaoqueera. No fim, apresentava-te uma conta de 150 a 200 euros e dizia que era absolutamente necessário que frequentasses mais algumas sessões(entre 40 a 60), nas quais terias um fantástico desconto de 5 euros no final!

Bom, só espero que esse senhor não se chegue aqui para as minhas bandas. Se bem que já aturei um aos 10 anos (ok, a minha mãe aturou) e outro aos 14 e por aí em diante... Tenho uma vida traumática, eu sei, mas não gosto muito de me queixar..!

E, no entanto, continuei sempre a beber água da torneira e não tenho problema nenhum com isso. Afinal não há quem tenha falta de ferro? Beber água com sabor a metal, só lhes pode trazer saúde!

Um bem-haja (ao post, não ao autor!) porque se auto-escreveu muito bem! Ainda dei umas belas gargalhadas que deixaram os outros indivíduos que fazem parte do meu agregado familiar olhar para mim com estranheza!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

aquela palavra enorme que não se consegue ler é eletricoqualquercoisaquedestaveznema + aqvdasaberiaoqueera

A Bruxa das PAPs disse...

Comecei a rir na terceira linha... e tive de parar várias vezes. Tenho lágrimas a correrem-me pela cara abaixo. Acham que se eu as electrolisar também se transformam... nessa coisa?

Sofia disse...

Respondendo à menina Maria João... Talvez, porque lágrimas, de preta ou não, são só àgua e cloreto de sódio. E cloreto de sódio deve ter qualquer coisa parecida com cloro, right?

Eu, pessoalmente, não comecei a rir na terceira linha porque ela só diz isto: "Sras. e Srs. Bloguistas", mas comecei a rir na oitava, porque...

"SOFIA, não precisas de explicar tudo o que dizes!"

Ok ok, pá, isto está muito giro. Como costuma estar sempre. Ri-me e não descolei do ecrã enquanto não acabei! (talvez seja mentira... talvez tenha ido à casa de banho, depois ver o jantar, depois..! Whatever!)...

Agora a sério, li tudinho e parti-me a rir palavra sim, palavra não!
Conclusão, estou toda partida!

Ah, e desta vez não tivemos de esperar tanto como é costume por nova produção!

Beijinhos e abraços.

bulletproof disse...

Nada melhor que a água do poço. As minhas irmãs beberam a pútrida e infecta água das torneiras de Lisboa até aos 10 anos, e comparadas com as suas congéneres rio-maiorenses são raquíticas. É uma diferença abismal, de cerca de 30 centímetros e duas copas.

Arbóreo disse...

Bom, eu prefiro a bela da garrafinha (ou garrafão) da água do Luso. Mas já que se fala de águas, o que me dizem das bels da Frize? E Pedras Sabores? Não sabia que agora tinhamos em Portugal fontes de água gaseficada "naturalmente" que sabem a coca cola... (influência americana... hummm cá para mim usam aquela bela máquina que vinha no meio da parafernália) ou a limão... (as plantações de limões que existem por essas serras fora que contaminam os lençóis de água) por este andar, qualquer dia inventam uma máquina em que se põem uns tubinhos num copo (tipo B de preferência hehehe) carrega-se num botão e em cinco minutos temos um elefante com tromba incluida...

e é tudo.

P.S. Sr. Barrice, só descobri o seu blog hoje! vou passar a cá vir mais vezes. Abraço!

Gaius disse...

Eu não comentei?? Já li há muito tempo,aliás para quando é o próximo? Este post está muito engraçado! Tem aquele sentido de humor irónico típico do Professor! E para responder a sophia, cloreto de sódio é igual a SAL e não tem nada a ver com cloro!

VR disse...

O URSO
de Anton Tchecov

De 22 Março a 5 de Abril
Na sociedade de Alcoitão as 21:30h


todos os dias exepto á segunda-feira

Elenco :
Catarina capello
Miguel Matias
Bernardo Almeida Santos

Bilhete:2.50 euros

Gaius disse...

Guerras de Alecrim e Mangerona
14 à 18 de Abril
Teatro Mirita Casimiro

Segunda às 21:00
Peça com 2 partes e um intervalo

Balbino disse...

Vamos acabar com o Acordo Ortográfico!

http://www.petitiononline.com/naoacord/

A Bruxa das PAPs disse...

Os girinos desta água já passaram a rãs e vão na terceira geração...

André Santos disse...

Pah postagem simplesmente genial! Parti-me a rir com tudo! Epah a serio eu conheço bem o genero, parecem lapas esses vendedores e curiosamente agora andam ai muitos com essa panca dos purificadores de agua! A serio da-se um minimo de conversa e não se calam...

Dai que já me preparo, normalmente ligam antes de aparecerem, devem ir buscar o meu número sabe-se la onde, as tantas vão a Florida, quando me ligam "Ahhh podemos passar por sua casa no dia X ás horas Y (Curiosamente aparecem sempre duas horas depois mas pronto) para falarmos consigo sobre este inovador produto que desenvolvemos que purifica a sua água como nunca imaginou?!" "Ahhh pois olhe eu perdi tudo com o "acidente" do BPN, tinha parte das acções... Agora moro num caixote do lixo um purificador de agua não me serve de nada como o senhor deve compreender, afinal a aguinha da chuva tras mt pouco antrax!" XD

Da próxima vez mente e mente e no final mente só mais um bocadinho!

Gostei imenso deste blog! Fica bem!

Anónimo disse...

Boa tarde:
Tenho imensa pena que seja verdade o que se diz sobre os Portuguese serem ignorantes.
Não sou vendedora mas leio os jornais e estou atenta a todas as questões que falem de saude.
Não sei se quem se riu ou mesmo o sr. que criou este blog teem filhos porque se teem não parece.
Não sabem o que é perder um filho depois de beber água de rede publica (retirada de uma fonte)ao fim de algum tempo foi parar ao hospital e veio a morrer derivado de salmonela. (JN 05-07-2005)
(JN 03-01-2009)Foi tb detectado na água de uma escola niveis de arsénico elevado na água ,para além de já ter sido detectado coliformes fecais (penso que sabe o que isso é).
Deixo aqui um pouco do que leio e espero sinceramente que procure mais informações sobre esta realidade que nos leva mts vezes a camas de hospitais com vários tipos de doenças que lhe chamam viroses.
|Automotor |Classificados |CorreioManhã |Destak |JNegócios |Máxima |MInteriores |PCGuia |Record |Rotas&Destinos |SInformáticaEDIÇÕES PDF
LISBOA | PORTO
Quinta-feira
12 Março
de 2009PESQUISA
Bruxelas alerta para água de rede imprópria
27 | 11 | 2008 15.11H
A Comissão Europeia voltou a alertar Portugal para a água da rede pública que não é segura para consumo humano, dando um prazo de dois meses a Lisboa para apresentar justificações sob pena de ter de pagar multas, informa a TSF.

Quase oito anos depois da entrada em vigor das normas da União Europeia, Bruxelas diz que a água potável em Portugal continua a não ser segura para consumo humano em muitos locais, apesar de não adiantar quais.

Há três anos, o Tribunal de Justiça comunitário avisava Portugal, pela primeira vez, de que a água potável infringia as regras ao não cumprir sete dos requisitos impostos pela directiva da água.

Entre as falhas apontadas está a existência de bactérias e os níveis irregulares de alumínio e ferro.

O comissário responsável pelo Ambiente considera inaceitável que, passado tanto tempo, Portugal não garanta ainda a segurança da água potável em todo o país, alertando para a ameaça da saúde humana caso o problema subsista.

Portugal agora dois meses para apresentar uma justificação a Bruxelas.

Caso não o faça, arrisca-se a pagar uma multa por cada dia em que o incumprimento persista.

4 comentários
Sobre os trihalometanos (THM) e demais compostos (Cobre, Chumbo, Aluminio, etc) que NÃO deveriam estar presentes na água para consumo humano e estão:
Ciclo Urbano da água:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_urbano_da_%C3%A1gua

Trihalometanos (entre outros) na água de consumo humano:
http://www.fc.up.pt/fcup/contactos/teses/t_010380053.pdf

"(,...) Os trihalometanos como o clorofórmio foram relacionados com o cancro da bexiga e abortos (...)"
http://teessea.blogspot.com/2005/04/o-uso-de-detergentes-e-produo-de.html

"(...)No seu acórdão de 2005, o Tribunal de Justiça declarou que a água potável em Portugal infringia a directiva por não cumprir 7 dos seus requisitos relativos, nomeadamente, a coliformes fecais, coliformes totais, estreptococos fecais, Clostridia perfringens, alumínio, ferro e manganês.(...)"
http://www.gforum.tv/board/1603/287405/bruxelas-adverte-portugal-por-violar-lei-sobre-agua-potavel.html