Sr. Criador da Internet
Sr(a) Administrador de Redes
Sras e Srs. Bloguistas
Sras. e srs. Leitores
Vamos fazer a barba? (Ou melhor, cortar. Mas a vocês, puristas da Língua Portuguesa, peço um pouco de tolerância).
Vamos lá. Então que lâmina usar?
Eis a grande questão.
Ora o mercado de hoje oferece-nos uma vasta gama de lâminas de barbear de todas as cores, tamanhos e feitios. Mas todas elas com o mesmo propósito: Cortar os pêlos faciais da face (claro, querias cortar os pêlos faciais de onde? Bem hmm....)
Antes de ir ao cerne (e não cherne, porque esse está no dito Coração da Europa) da questão, vou fazer uma breve revisão histórica. Muito breve, prometo.
Até ao final do séc. XIX, para fazer (ou desfazer. Tolerância, por favor) a barba a maioria dos homens teria que se deslocar a uma barbearia ou pedir ajuda a um familiar. E era uma tarefa de risco. As lâminas, neste caso as navalhas, não eram seguras pois qualquer pessoa corria o risco de sofrer cortes profundos. (Vai pedir à tua mulher, que andas a trair, para te cortar a barba com uma navalha. Ela corta-te mas é os...... la la la la)
Felizmente, em 1901, um senhor chamado King Camp Gillette teve a brilhante ideia de inventar um instrumento que permitisse encaixar e fechar a lâmina, ficando expostos apenas uns milímetros da sua extremidade.
- Queres que te faça a barba querido?
- Não, não (responde ele muito nervoso). Deixa lá querida. Agora com esta coisa que o nosso vizinho Gillette inventou, posso fazê-la sozinho. Porque perguntas?! Porque é que me olhas dessa maneira estranha? Porque é que tens... gulp (engolir em seco. Patenteado)... um cutelo na mão? AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!
A invenção foi um sucesso e, com o passar dos anos, foram aperfeiçoando o instrumento. Tornaram-no mais ergonómico, mais prático e mais higiénico com a utilização de lâminas de aço inoxidável.
Todavia, há invenções que atingem o limite da inovação. Ora a inovação só se justifica quando traz algo de novo e ÚTIL para a humanidade. A utilidade, neste caso, já é reconhecida. É uma lâmina de barbear que corta até à superfície da pele, deixando-a macia.
Não. As conceituadas marcas de lâminas não aceitam esta realidade e acreditam que há ainda mais espaço para a inovação.
Então, 'bora lá inovar!!!
A Gillette cria a Sensor, com 2 lâminas. Com o poder duas vezes mais eficaz. "Para um barbear apurado".
Depois cria a Sensor Excel. Com as mesmas 2 lâminas e com umas "coisas" de borracha para levantar os pelos antes de serem cortados. "Para um barbear ainda mais apurado".
A Wilkinson Sword lança um modelo com 2 lâminas também. Mas para marcar a diferença, decide meter umas barras verticais para proteger o consumidor de se cortar na ponta do dedo (como demonstra o anúncio). Agora, QUEM É QUEM PASSA A PONTA DO DEDO NAS LÂMINAS DE BARBEAR?! É para ver se corta, ó seu camelo?
A Gillette atira para o mercado o sensor 3, ou MACH 3, que é parecida com a Excel, só que tem mais uma lâmina. A Gillette, segundo a "Wikipédia", nunca chegou a explicar a vantagem da 3ª lâmina. Apesar do anúncio que diz: "Para um barbear ainda mais apurado" (Déjà vu?)
A Shick (outra marca, e não do 3º canal da T.V dito com pronúncia de Viseu) introduz o modelo Quattro que, tal como o nome indica, tem 4 lâminas. A Shick, segundo a Wikipédia, nunca chegou a explicar a vantagem da 4ª lâmina. Parece que ambas as marcas nos devem muitas explicações.
Se a intenção era tornar a lâmina de barbear mais segura, neste momento parece-me que está a acontecer o contrário. É que 3 ou 4 lâminas devem aumentar em 3 ou 4 vezes a probabilidade de ALGUÉM SE CORTAR.
Mas não ficando por aqui, a Gillette lança (o que para mim é a coisa mais Barrice de todas) a MACH 3 POWER com Vibração. Aquilo leva uma pilha e produz uma vibração que faz com que a face se "arrepie" e levanta os pelos para conseguir "um barbear ainda mais apurado".
Quando faço a barba, tento manter a minha cabeça quieta e a minha mão firme. E estes gajos inventam uma coisa que leva uma pilha, que tem 3 lâminas, e que me põe a cara a vibrar?!?!?!?!?! QUEREM ESFOLAR-ME VIVO, OU O QUÊ?!?!?!?!?!
GILLETTE, O MELHOR PARA O HOMEM?! O TANAS!!!
Mas esperem. O melhor está para vir. Apesar do "vibrador de barbear", a Gillette ainda não tinha respondido à "Shick das 4 lâminas". Então lançou a FUSION. 5 LÂMINAS!!!! (sem explicação) "Para um barbear ainda mais apurado" (viva o "copy" e viva o "paste") Ah! E mais uma lâmina que fica na parte de trás, para maior precisão.
Maior precisão?! 5 lâminas não bastam para obter "maior precisão? Precisam de uma lâmina atrás para isso?
Eu acho que o ideal de um rosto limpo para eles é... NÃO TER PELE. Logo, a minha proposta para as marcas é: 7 lâminas e uma resistência eléctrica (aquelas que se encontram dos aquecedores e torradeiras). "Para um PEELING ainda mais apurado".
O homem do séc. XXI é aquele que não tem pele no rosto. Novo "look" para um executivo. O que tornará as reuniões de empresa bem mais interessantes.
- Bom dia, pessoal.
- AAAAHHHHHHHHHHAAAA!!! ESFOLARAM O SR. DIRECTOR!!!! SALVE-SE QUEM PUDER!!!
Homens sem rosto. Bem, para a classe política não faria diferença visto que eles já são inexpressivos por natureza.
E posto este "post", vou dormir.
Agradeço a vossa atenção neste assunto tão delicado.
P.S. - Eu tenho uma MACH 3. E gosto.
P.S.2- Que tal um after shave?
P.S.3- Vou-me deitar. Bons sonhos.
domingo, fevereiro 04, 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)